domingo, 26 de fevereiro de 2017

representação do Mundo pelos Estudos Sociais

Para o professor, na atualidade, o tempo de sala de aula deixa de ser aquele tempo de cumprir com as obrigações, de realizar atividades que se destinam a preencher a carga horária?
Sim.
Acredito que o tempo em sala de aula hoje, passou a ser mais bem aproveitado. Eu trabalho com educação infantil e acaba fugindo um pouco dessa obrigatoriedade preencher a carga horária com conteúdos pré-estabelecidos.
Hoje em dia os professores estão se libertando da questão do tempo encima de quadros e conteúdos, está ficando maior a presença dos alunos nas discussões dos temas que serão trabalhados, e o professor está se abrindo para novas possibilidades de ensino, fugindo do quadro e do giz, realizando atividades mais prazerosas que fazem com que o tempo em sala de aula acabe sendo mais bem distribuído. Deixando de lado aquelas aulas maçantes onde realmente pareciam ser apenas para cumprir um período estipulado.

No meu caso já temos uma rotina fixa, mas que está aberta a variações de acordo com o interessa dos alunos, pois em alguns momentos montamos um planejamento que achamos ser extremamente atrativo para as crianças, e naquele dia eles simplesmente não demonstram interesse algum e acabamos ocupando o período que seria destinado para aquela atividade, para a realização de algo que seja do interesse do grupo. E não que não se vá realizar a atividade proposta ou o conteúdo que deveria ser trabalhado, mas pensamos em outra forma de realizar que seja mais atrativa e que ocupe melhor o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário