Classificação - Em uma atividade realizada para o dia das mães, solicitei que cada um levasse uma roupa de sua mãe, uma peça que sua mãe mais gostasse. O objetivo dessa atividade não era realizar uma atividade matemática de classificação, mas surgiu interesse das meninas ao verem as peças de roupa uma das outras, mas conforme eles demonstraram interesse, sugeri que eles separassem as peças de acordo com suas semelhanças, tamanhos cores, e modelos, como blusas, vestidos, lenços e outras peças.
Seriação - No pátio, sugeri que fizessemos um jogo de futebol, onde o grupo deveria separa o espaço que seria a quadra de futebol, e após o espaço das goleiras, eles perguntaram de que forma poderiam separar e eu disse que usassem a imaginação, como se eles estivesse na rua brincando sem o auxilio da educadora, então resolveram separar o espaço utilizando passos dados e seus calçados para separar o espaço da goleira. Eles adoraram e se sentiram orgulhosos em terem conseguido separar os espaços sem auxilio.
De acordo com Lourenço,Baiochi e Teixeira, fundamentadas na teoria de Kamii, “Por tanto, alfabetizar matematicamente é ir além do saber escrever e ler um algarismo, é construir na criança a percepção de quantidade e o símbolo” página 39.
Nenhum comentário:
Postar um comentário