sábado, 17 de março de 2018

Minha experiência com aluno com necessidades especiais

No meu primeiro ano trabalhando como professora de educação infantil, trabalhava em uma turma de maternal misto com 20 crianças, entre duas professoras em sala. No final do ano a professora do Jardim B saiu da escola e me colocaram na turma de Jardim B, confesso que foi assustador no inicio, pois meu conhecimento prático era pouco e ainda me deparar com uma turma de 19 alunos e mais um alno com autismo foi bastante dificil. Minha relação com o Matheus foi se ampliando aos poucos, a construção do vinculo foi acontecendo naturalmente, pois eu sempre respeitei o espaço dele, fui me inserindo conforme ele me dava oportunidades, mas nossa relação se estreitou mais rapido do que eu imaginava, uma das questões que preocupavam a familia era a alimentação do Matheu na escola que era bem dificil, e eu aproveitei disso para realizar atividades sobre alimentação com a turma toda, que além de estimular a alimentação saudavel para a turma toda, com o estimulo correto o Matheus passou a se alimentar melhor na escola, e depois disso seguimos com diferente atividades de acordo com a necessidade da turma e eu realizando pesquisas de atividades que pudessem se tornar mais atrativas para o Matheus, ja que sua atenção se prendia por pouco tempo, observei que atividades com trabalhos manuais chamavam mais sua atenção e o mantinham concentrado por mais tempo, além de brincadeiras que envolvessem movimentos corporais.
Acho que o medo de não saber lidar foi o que mais me preocupou, mas conforme fui conhecendo e pesquisando sobre, facilitou o meu trabalho com ele e com a turma, para que eu pudesse atender e acolher as necessidades da turma igualmente, mesmo que em alguns momentos eu precisasse dar uma atenção maior ao Matheus, procurava fazer isso de maneira que o restante da turma não se sentisse excluida, ja que era sozinha em sala de aula

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