Após a ler ao texto e asssitir o video, percebi que meu conhecimento em relação a busca de inclusão e valorização das pessoas com deficiência era pouquissimo. Não imaginava que essa luta vinha de muito mais tempo do que eu pensava, e realmente é dificil aceitar essa realidade dura que eles enfrentaram e infelizmente ainda enfrentam.
Embora com o auxilio das leis muitas coisa ja tenham melhorado, infelizmente essa luta é uma luta diária enfrentada pelas pessoas com deficiência e por todos envolvidos na causa, como disse uma colega, as familias também não recebem manual, e aprendem diariamente a auxiliar seu familiar com necessidades especiais.
Infelizmente as nossas escolas não estão preparadas como deveriam para receber alunos com deficiência, seja ela qual for. Concordo com a inclusão e que realmente é importante que todos convivam no mesmo ambiente escolar, porém ja me peguei muitas vezes pensando, até que ponto está inclusão sem preparo está sendo saudável para aquele que apresenta necessidade, pois a maioria das escolas não apresentam estruturas fisicas nem pedagógicas para o melhor acolhimento destes alunos com necessidades.
Eu mesmo fui educadora de um aluno autista em uma turma de Jardim B, e confesso que quando entrei para turma, fiquei com medos e receios, mas foi uma troca de aprendizado tão grande valeu a pena, o Matheus me ensinava diariamente algo novo, inclusive no momento de aplicar atividades, pois foi necessário que eu fosse em busca de um conhecimento que eu não tinha, ainda mais sendo meu primeiro ano trabalhando com educação infantil, hoje eu vejo o quão sortuda eu fui em ter a oportunidade de trabalhar com ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário