sábado, 17 de março de 2018

Inclusão sem Laudo

Mesmo que segundo a NT 04/2014 não tenha a obrigatoriedade de um laudo, acredito que um laudo facilite para o educador nortear a melhor maneira de ensino. 
Eu trabalho com educação infantil e todos os alunos são acolhidos da mesma forma e recebem as mesmas oportunidades de aprendizagem, sem exclusão ou diferenciação, independente de apresentarem necessidades ou não, até por que, embora na escola onde atuo temos crianças que apresentam certa dificuldade ou transtornos que não sabemos diagnosticar, e o tratamento dado a elas é o mesmo.
Uma questão importante também é a forma como os pais encaram a dificuldade apresentada pelo aluno quando o professor expõe a situação, eu mesmo trabalho em uma escola situada em uma comunidade precária onde muitos pais sentem dificuldades até mesmo para manter um dialogo conosco, e mesmo assim, procuramos fazer os encaminhamentos necessários para facilitar a procura de auxilio especializado, mas muitos não tem a persistência de seguir em frente com os tratamentos. Sem contar que tudo isso ainda depende do olhar do professor, e da estrutura que a escola oferece para esse tipo de atendimento, pois muitas vezes existe boa vontade do professor e falta de apoio e estrutura, em outras existe estrutura mas não a boa vontade de professor e em muitos casos faltam ambos.

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