domingo, 5 de agosto de 2018

Escola para todos


Escola para todos
As escola democráticas são escolas onde todos tem sua participação, professores, alunos, pais e demais funcionário são responsáveis pelo bom funcionamento da escola e pelas decisões tomadas coletivamente, isso ajuda que o aluno tenha uma participação mais ativa na sala de aula, e se torne tão responsável pelos acontecimentos quanto os funcionários, lhes dando a oportunidade participar da decisões, e se tornar mais responsáveis, pois sabem que mesmo que seja de uma forma democrática nem sempre a decisão de um prevalecerá, mas que em conjunto todos devem respeitar e aceitar.
Os alunos passam a se sentir mais valorizados, pois os professores não são os detentores do saber, todos aprendem e ensinam juntos, e os desejos dos alunos são valorizados, tornando o ensino mais atrativo para eles, fazendo com que sintam mais vontade de estudar e aprender.
Diferentemente do Empirismo que segundo Becker o aluno não tem voz em sala de aula, e seu conhecimento de nada vale, apenas o professor tem conhecimento para transferir e é autoridade em sala de aula.
Os alunos não podem ser considerados tabulas rasas, sua bagagem deve ser reconhecida e respeitada, as aulas devem ser planejadas de acordo com a realidade dos alunos, e de maneira atrativa, e não uma transferência de conhecimento baseada em quadro e giz, onde o aluno mal consegue se expressar sobre qualquer assunto, e as ideias de cada aluno devem ser ouvidas e também respeitadas, e não tratadas como algo absurdo e sem valor.
Freire fala sobre a investigação crítica e o diálogo em sala, onde formamos alunos pensantes e críticos, e nos tornamos mediadores do conhecimento e não detentores do saber.
Devemos rever diariamente nossos planejamentos e tornar a cada dia as aulas voltadas cada vez mais para atrair os aluno, para que esse aluno se sinta valorizado, e sua contribuição importante, assim como envolver toda a comunidade escolar nas decisões da escola, para que todos sejam responsáveis pelo desenvolvimento do aluno.
Giovana Vtiória

Nenhum comentário:

Postar um comentário