Avaliação classificatória é ainda o método mais utilizado nas escolas, de maneira onde provas e alguns trabalhos classificam o nivel de conhecimento de cada aluno.
Trabalho com educação infantil, onde a avaliação ocorre diariamente através de registros diarios, onde se observa tudo que o aluno faz ou não em sala de aula, alimentação, autonomia, comportamento, fala, coordenação motora, e muitas outras coisa, inclusive as habilidades do aluno que se destacam em cada aluno e seus trabalhos prediletos ou não, após observar diariamente, fazemos um parecer descritivo individual, e relatamos sobre o aluno. Um pouco mais trabalhoso do que o método tradicional de avaliação nas escolas de ensino regular, mas em minha opinião uma otima forma de avaliar.
Sabemos que ninguém gosta de ser avaliado, e dependendo da situação isso acaba nos atrapalhando somente por saber que estamos sendo avaliados e observados. Na escola os alunos são cada um de um jeito, cada um tem um ritmo de aprendizagem, um assunto que lhe chame mais atenção, uns apresentam facilidade para aprender e outros necessitam estar em constante reforço sobre os assuntos, mas a forma de avaliação é a mesma para todos. Penso que uma avaliação justa, avaliaria as potencialidades do aluno em um todo e não somente através de provas e trabalhos.
Não tenho muito conhecimento em relação ao ensino regular e médio, para afirmar algo mais concreto sobre o método tradicional de avaliação, mas acredito que se ele fosse repensado e reformulado de maneira que não sobrecarregasse o professor, mas também não prejudicasse o aluno, seria uma maneira de construir algo mais significativo, e sem aquele peso que as notas e avaliações possuem.
Imagem retirada do moodle, interdisciplina Didática.
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