Trabalho com uma turma de Maternal composta por dez alunos com faixa etária entre 2 e 4 anos.
A escola onde trabalho tem apensas duas turmas, Maternal com dez alunos e Jardim com 21 alunos. Por esta razão uma vez por semana fazemos rodinhas coletivas, e outras atividade que possam integrar o grupo.
Este ano entrou um aluno novo no Jardim, e este aluno nasceu com os pés congênitos, passou por intervenções cirurgicas quando menor, enfrentou algumas dificuldades para se adaptar a caminhar,faz acompanhamento semana com fisioterapeutas.
A questão é que pelo fato do Luiz usar uma bota ortopédica, e caminhar "diferente" acabou despertando a curiosidade das turmas, então percebemos que deveríamos aproveitar essa curiosidade e trabalhar o tema Diversidade na escola, de uma forma mais abrangente.
Este projeto além de extramente interessante, apresenta uma oportunidade incrível de começarmos um trabalho de "quebra" de preconceito, embora em todos os projetos seja trabalhado a questão do respeito, ética e preconceito, este trabalho dará a oportunidade das crianças conhecerem melhor algumas das muitas diferenças existentes e que presenciarão ao longo da vida, e assim desconstruir aos poucos o preconceito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário