quinta-feira, 13 de julho de 2017

Reflexões sobre o Projeto Diversidade

Estas reflexões foram realizadas a partir de atividades que eu ja realizei com as crianças, e somente de algumas atividades, pois o projeto ainda está em andamento, e não trabalhei todas as formas de diversidade ainda.

REFLEXÃO

A partir da construção do quadro, dei inicio as atividades do projeto. Não planejei apenas trabalhos que envolvam os diferentes tipos de deficiência, mas sim que pudessem tratar de outras diferenças étnicas e culturais.
Como os alunos ainda são muito pequenos os temas devem ser trabalhados da forma mais lúdica possivel, para que possa facilitar a compreensão deles sobre o tema.
Então comecei contando histórias para ampliar seus conhecimentos sobre nossa diversidade, contei a tradicional história da menina bonita do laço de fita, para iniciar o trabalho em relação a cor, já que foi uma das duvidas do quadro. A turma que trabalho este ano nove dos dez alunos são novos e não frequentavam histórias, então essa prática prende bastante a atenção deles.
Contei também a história Bom dia, todas as cores de Ruth Rocha. Eles adoraram pois conforme contava fui conversando sobre a beleza das diferenças e das cores.
Acredito que conforme o andamento do projeto vamos alcançar o objetivo de compreensão, pois as crianças demonstram interesse pelo assunto e estão alimentando sua curiosidade.
Uma das questões que intriga bastante é que estou trabalhando diversidade de etnias, cultura algumas deficiências, porém devido ao grande nível de violência presente na comunidade onde a escola é situada, eles ja assistiram muitos casos de conhecidos e até mesmo familiares que foram vitimas da violência e passaram a conviver com algum tipo de deficiência, e eles acabam entendendo isso como algo triste em alguns momentos.
Uma das perguntas que surgiram, mas não está no quadro, foi se a policia que deixou o Luis(colega do Jardim com deficiência nos pés) com o pé machucado.
Por tanto em alguns momento a organização acaba saindo fora do planejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário