quinta-feira, 13 de julho de 2017

Organização e Gestão - Qualidade da Educação

Após a leitura do texto POLITICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: LIMITES E PERSPECTIVAS de Luiz Fernandes Dourado, meu conhecimento sobre as influências e a necessidades de uma educação de qualidade se ampliaram, embora como professora atuante na educação infantil, ja saiba bem boa parte das necessidades e dificuldades que enfrentamos dia a dia, pude conhecer melhor os conceitos de intra e extra escolares, me deixando cada vez mais claro a importância dos fatores externos e do conhecimento dos professores e gestores sobre esses fatores para o melhor desenvolvimento do aluno.

Muitos alunos enfrentam diversas dificuldades fora da escola e por isso em alguns momentos seu rendimento acaba sendo mais baixo e em alguns casos acabam evadindo a escola.

Infelizmente nem todas as escolas e suas equipes relevam estas questões, mas deveriam, pois certamente veriam a a diferença que ia fazer esse olhar mais amplo sobre o aluno e o quanto seria significativa a melhora na qualidade da educação.

                             

“O conceito de qualidade, nessa perspectiva, não pode ser reduzido a rendimento escolar, nem tomado como referência para o estabelecimento de mero ranking entre as instituições de ensino. Assim, uma educação com qualidade social é caracterizada por um conjunto de fatores intra e extra-escolares que se referem às condições de vida dos alunos e de suas famílias, ao seu contexto social, cultural e econô- mico e à própria escola – professores, diretores, projeto pedagógico, recursos, instalações, estrutura organizacional, ambiente escolar e relações intersubjetivas no cotidiano escolar. Segundo Dourado, Oliveira e Santos (2007, p. 9)”



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