Uma das primeiras atividades realizadas foi um quadro com alguns conceitos, onde deveríamos colocar o nosso conhecimento sobre cada conceito.
Conceitos: Democracia, estado, globalização, participação, neoliberalismo, política, políticas educacionais, políticas públicas, conceitos básicos, poder, força, gestão, autonomia, cidadania, processos coletivos e participativos.
No primeiro momento acreditei que seria tranquilo, mas percebi o quanto meu conhecimento era falho em relação a maioria dos conceitos.
Muitos dos conceitos eu achava que tinha entendimento, mas quando foi solicitado que falasse sobre meu entendimento percebi que não tinha conhecimento algum, aliás foi isso que pareceu conforme fui realizando as pesquisas.
Não que eu não conhecesse, mas não tinha propriedade para falar. Com a leitura do texto POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE
REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO ESTADO de Vera Maria Vidal Peroni, e mais as pesquisas que eu realizei na internet e dicionários, pude ampliar meu conhecimento, na montagem do segundo quadro que deveria ser feita após as pesquisas, me senti mais a vontade para falar sobre os conceitos, de uma maneira simples, mas com fácil compreensão.
Giovana! Muito boas as tuas reflexões sobre esta proposta de trabalho inicial desta interdisciplina, pois através dela revemos nosso conceitos e ampliamos nossos conhecimentos sobre estes temas tão significativos na prática educativa. E sobre Organização do Ensino Fundamental, quais são tuas observações, como estes novos saberes estão modificando, ou não, teu modo de pensar e de planejar tua ação pedagógica? Abraços, tutora Josele.
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