segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Reflexões #3

Refletindo sobre o brincar, no 3º semestre escrevi sobre o brincar aqui, hoje continuo achando que o brincar é importante.


Brincar é muito importante!

Já sabia disso, tinha conceito formado que a brincadeira na educação infantil deve ser levada de forma seria, justamente porque é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos, de forma ampla e lúdica. Eles aprendem brincando. Sabemos que brincar é fundamental para o desenvolvimento afetivo e cognitivo da criança, logo o brincar é muito importante e ele tem que fazer parte em qualquer etapa de desenvolvimento do sujeito. Brincar é importante até para o adulto. De acordo com os estudos de Jean Piaget (1984), a atividade lúdica é um princípio fundamental para o desenvolvimento das atividades intelectuais da criança sendo, por isso, indispensável à pratica educativa.

No momento do estágio obrigatório, tive mais clareza do quanto brincar é importante. Todas as atividades desenvolvidas durante as semanas de prática, foram relacionadas ao brincar. E o brincar é tão importante, pois brincando a criança constrói conhecimento, através de algumas brincadeiras, podem desenvolver o raciocínio logico,  através da brincadeira podemos observar o que a criança quer nos dizer, pois muitas vezes eles mostram a realidade deles brincando, segundo Winnicott (1971) “É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu (self)”.




Um comentário:

  1. Giovana,
    Certamente, o tema abordado se torna imprescindível ao desenvolvimento infantil.
    Ainda considero bastante interessante, que venhas trazendo momentos de sua pratica relacionados com experiências educacionais ja estudadas anteriormente, isso com certeza complementaria ainda mais suas portagens.
    A disposição,
    Carla

    ResponderExcluir