quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Reflexão 1º semestre #1



Escrevi esse texto no primeiro semestre, na interdisciplina de infâncias. Pensando sobre ele agora, percebo que a infância está cada vez mais sugada pelas mídias. Não se vê mais crianças brincando na rua com aquelas brincadeiras do passado. Só se vê crianças usando seus tablets e celulares, vendo galinha pintadinha e deixando os pais sossegados.

Sabemos também que isso da mídia estar sugando as crianças, vem das classes sociais. Trazendo a questão de classe pra pós modernidade. Não se vê as crianças da periferia sentadas com seus tablets.

Ou seja essa infância é uma construção com suas interações  sociológicas que essa infância passa para se desenvolver, sendo a infância o objeto de estudos que vem se transformando com o passar dos tempos e se alterando também sofrendo intervenções da sociedade midiática atual. As crianças são parte da sociedade e do mundo e é possível conectar a infância às forças estruturais maiores  justamente nessa interação num nível macro, que significa estrutura, onde essa infância interage e sofre influencia diretamente da economia, questão de urbanização das cidades, atendimento à saúde, políticas, globalização. E a interação acontece justamente dessa forma, a criança sofre influência direta da sociedade, da economia e não pode ficar no limbo analítico, é necessário que se atente para as condições de vida dessa infância e trabalhando com a formação tanto intelectual dessa criança quanto psicológica (interação entre o macro e o micro), sabemos bem as consequências psicológicas (micro) para a criança com pais que sofrem o desemprego (macro). E mesmo com tudo que sabemos e pensando sobre infância, as crianças são categorizadas como um grupo minoritário e penso que não podemos mais negligenciar essa infância, principalmente nós professores que temos uma grande responsabilidade de “auxiliar” e construir essa cultura para que dessa forma essa criança possa vir a entender as estruturas e o que vem dela e como lidar com isso na sociedade. Essa conexão do insight das experiências diárias da criança e nossa sociedade moderna.

Dentro da sala de aula, devemos saber misturar, as mídias e as brincadeiras antigas, favorecendo todas as crianças e deixando a infância dessas crianças mais leve e lúdica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário