Escrevi
esse texto no primeiro semestre, na interdisciplina de infâncias. Pensando
sobre ele agora, percebo que a infância está cada vez mais sugada pelas mídias.
Não se vê mais crianças brincando na rua com aquelas brincadeiras do passado.
Só se vê crianças usando seus tablets e celulares, vendo galinha pintadinha e
deixando os pais sossegados.
Sabemos
também que isso da mídia estar sugando as crianças, vem das classes sociais.
Trazendo a questão de classe pra pós modernidade. Não se vê as crianças da
periferia sentadas com seus tablets.
Ou
seja essa infância é uma construção com suas interações sociológicas que essa infância passa para se
desenvolver, sendo a infância o objeto de estudos que vem se transformando com
o passar dos tempos e se alterando também sofrendo intervenções da sociedade
midiática atual. As crianças são parte da sociedade e do mundo e é possível
conectar a infância às forças estruturais maiores justamente nessa interação num nível macro,
que significa estrutura, onde essa infância interage e sofre influencia
diretamente da economia, questão de urbanização das cidades, atendimento à saúde,
políticas, globalização. E a interação acontece justamente dessa forma, a
criança sofre influência direta da sociedade, da economia e não pode ficar no
limbo analítico, é necessário que se atente para as condições de vida dessa
infância e trabalhando com a formação tanto intelectual dessa criança quanto
psicológica (interação entre o macro e o micro), sabemos bem as consequências
psicológicas (micro) para a criança com pais que sofrem o desemprego (macro). E
mesmo com tudo que sabemos e pensando sobre infância, as crianças são
categorizadas como um grupo minoritário e penso que não podemos mais
negligenciar essa infância, principalmente nós professores que temos uma grande
responsabilidade de “auxiliar” e construir essa cultura para que dessa forma
essa criança possa vir a entender as estruturas e o que vem dela e como lidar
com isso na sociedade. Essa conexão do insight das experiências diárias da
criança e nossa sociedade moderna.
Dentro
da sala de aula, devemos saber misturar, as mídias e as brincadeiras antigas,
favorecendo todas as crianças e deixando a infância dessas crianças mais leve e
lúdica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário