Para refletirmos à Infância e pós-modernidade foi sugerida a leitura do texto Mídia e consumo na produção da infância pós-moderna, de autoria de Mariangela Momo,foi solicitado que fosse caracterizado três marcas do que se entende por “pós-moderno” escolhi Nike, Disney e Sansung.
Pensando no tempo atual com base no binômio solidez/liquidez podemos dizer que estamos numa fase de “liquidez”, pois as coisas vão mudando ou se adequando com cada situação, ao invés de tentar resolver o problema e mais “fácil” se adequar se ajustar ao problema e conseguir levar, as coisas estão perdendo sua solidez, as coisas começam de um jeito e não se mantém mais da mesma forma, vão mudando conforme o tempo e assim muitas vezes isso gira em torno das marcas, pois as pessoas já não pensam mais tanto em crescer nas empresas como diz o texto, e sim em estar naquele lugar mais conceituado mesmo que o salário seja menor ou não tenha tão boas condições de trabalho.
Ao explicarmos a frase: “a mídia tem sido uma das principais produtoras das representações que compartilhamos” (p. 79). Para construir sua resposta utilize-se do exemplo da “representação do corpo”, oferecido pela autora (p. 79-80) O importante hoje é se estamos ou não dentro dos padrões oferecidos pela mídia, sendo crianças, jovens ou adultos, o que interessa é se está com uma roupa ou um calçado de marca, e não mais se eu tenho um bom caráter, e as pessoas acabam sendo mais representantes da marca que a própria mídia, pois as pessoas veem na mídia, vão comprar e compartilham daquilo com outras, o que gera uma cadeia e assim vai indo.
Hoje em dia as crianças se veem com enorme necessidade de estar dentro daquilo que é considerado “moda”, as roupas tem que ser as melhores, tem que ter em suas estampas os personagens do momento. Vejo isso todos os dias na escola onde trabalho, é uma escola de comunidade e a maioria das crianças usam roupas com personagens do momento, frozen, homem-aranha, vingadores, e por aí vai, e aquelas com condições menores que não tem como ir cada dia com um personagem diferente em suas roupas chegam a imaginar que está ali estampado o personagem pra não se sentir fora do que é considerado padrão para alguns, além de roupas as crianças estão se tornando cada vez mais consumistas, quando suas mães chegam antes mesmo de dar um beijo, a primeira coisa é ‘mãe eu quero a roupa igual da cola tal’, ‘mãe eu quero o filme que eu vi na escola’, além de outras novidades que aparecem diariamente.
Referência:
Texto: Mídia e consumo na produção da infância pós-moderna, de autoria de Mariangela Momo
Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWTIUY7_QQFXogp64tuVfFB8CkUbcXOskxT1fXuEoq99bc0O4RqSYSKoO0zDGdOhyphenhyphenXefHFnxNpKQZ2F4m1h7xnxOas3ft7pndw-2wA4rVmXNGX-lzazEv_jcyRP7bzk_4AN3mcXqm0gbE/s1600/childood-stages_mediascape.gif
Olá Giovana,
ResponderExcluirSua reflexão sobre consumismo é deveras relevante, nossos alunos em sua maioria são" o que vestem e o que possuem", teríamos como mudar essa realidade na escola?
Abraços
Maria Rosane