Hoje em dia, muitos pais questionam o motivo das crianças irem para escola brincar, e não compreendem que o brincar é algo extremamente importante.
Acreditam alguns que brincar é perda de tempo, e as crianças estão na escola para aprender e não simplesmente brincar.
O brincar para as crianças ajuda elas a se desenvolverem em diversos aspectos, emocionalmente, pois tendem a compreender e saber lidar com suas frustrações, ajuda a criar laços, estimula a afetividade, desenvolvem as linguagens, oral, visual, matemática e outras, desenvolvem a coordenação motora ampla e fina, ajuda eles a se expressarem corporalmente, possibilita o acesso a novas culturas, ampliando seu conhecimento cultural, além de causar um sentimento de prazer e satisfação enorme para os pequenos no momento das brincadeiras, sendo elas dirigidas ou livres.
As crianças na educação infantil e séries inicias, estão em uma fase constante transição, é uma fase de descobertas, das curiosidades, onde eles querem explorar tudo aquilo que podem, se dar a liberdade de mexer, sentir, explorar, e tudo isso, vai fazendo com que eles estejam sempre aprendendo algo novo. O aprender não está restrito somente em atividades escritas, como no caso das série inicias, ao quadro e giz, o ler e copiar, pois na maioria das vezes esse tipo de atividade não é nenhum pouco atrativo para eles, e acaba se tornando algo massante, pesado, e quando algo não é interessante, de uma forma natural as crianças vão perdendo o interesse, bem como acontece também com nós adultos, então, imagine para uma criança, e quando não temos interesse em algo, acabamos não prestando atenção, e o aprender se torna mais difícil.
Em alguns momentos quando as crianças estão saindo da educação infantil, e indo para as séries iniciais, elas sentem muito a diferença, já começando pelo ambiente que dependendo do professor, perde um pouco do colorido, e o formato de classes em fileiras ou duplas, onde não se enxerga o colega que se senta atrás, e as brincadeiras e rodas com música vão se tornando algo cada vez mais distante, e nesse momento que os professores, junto aos familiares, devem estar atentos para que o brilho e o encanto do brincar não se perca, para que a vontade de explorar e sentir coisas novas, não se deixe ir embora.
Alguns pais questionam aos professores, quando os filhos sentem certa dificuldade, ou não estão apresentando o desenvolvimento que eles gostariam que tivesse. E muitas vezes isso acontece devido a frustração após a saída da educação infantil, onde a criança quando esta prestes a se formar, imagina mil coisas, do quanto pode ser legal a escola, chega com aquela vontade de aprender a ler, e quando se depara com um ambiente que não existe o brincar, acaba se frustrando e perdendo aquele encanto, fazendo com que acabe apresentando dificuldades futuras.
Por isso pais, professores e familiares, não permitam jamais que as crianças percam este encanto, pois são muitas vezes naquelas brincadeiras que julgamos simples, que eles provavelmente estarão aprendendo, e não precisa deixar de lado o ensino e tornar tudo um lugar para brincar, mas permitam que ambos possam caminhar juntos, e as nossas crianças possam aprender cada vez mais brincando.
“Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino”.
(Paulo Freire)
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