domingo, 5 de março de 2017

Minha participação no debate contemporâneo - Escola, projeto pedagógico e currículo



Embora minha atuação seja na Educação Infantil, como educadora, e amiga de muitos professores de ensino médio, tenho convicção que este tipo de reforma não teve os debates e discussões necessárias sobre o assunto para ser algo definido.
O foco da escola deve ser o educando e junto a isso a equipe de professores e educadores obviamente. Mas com a retirada de algumas disciplinas eles não estarão pensando no futuro dos educando, e tão pouco no bem estar deles. Pois iria sobrecarregar os alunos e também os professores, pois muitos ja tem uma rotina extremamente desgastante.
Ja existe hoje um alto índice de analfabetismo no Brasil, e junto as milhares de desistência que ocorrem ao longo do ano em diversas turmas de ensino médio e fundamental.
O aumento da carga horaria e a retirada de algumas disciplinas aumentaria isso drasticamente.
Um exemplo maravilhoso e que deveria ser seguido é a educação da Finlândia, onde os resultados foram extremamente positivos com as mudanças que foram realizadas. 
Na educação infantil sabemos o quanto as experiências que as crianças vivenciam são importantes, e após a educação infantil também.
Se para nós adultos, as trocas e experiências vivenciadas e realizadas fora já fazem com que desperte a curiosidade e a busca por conhecimento. Com as crianças e os jovens não seria diferente.
Para enfrentarmos a crise na educação que estamos vivendo, necessitamos de um novo olhar, não falo de forma partidaria, questionando esse ou aquele político. Essa reforma deve ser realizada em conjunto, e não simplesmente imposta.
Muitos reclamam dos professores, mas não se movem para auxiliar e batalhar para a melhoria da educação. 
Esta mais do que na hora de todos se conscientizarem do quanto está precária a nossa educação, e verem os malefícios que isto esta causando para todos. No momento em que todos tiverem está consciência poderemos lutar juntos e pensar juntos nas reformas necessárias e benéficas que podem e devem ser realizadas.

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